Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O mundo do trabalho antes, durante e pós pandemia

    Encontros dialógicos: Vidas e vozes que importam

    Publicado por Thiago Santos
    há 4 anos

    Nesta quarta-feira, 22 de julho, das 16h às 18h, na plataforma Google Meet, acontece mais uma reunião do projeto Encontros dialógicos: Vidas e vozes que importam, com o tema O mundo do trabalho antes, durante e pós pandemia. Ao todo, serão dez oportunidades de contribuir com o processo de enfrentamento das violações de direitos aprofundadas no atual cenário da pandemia do Covid-19. As reuniões são abertas aos públicos interno e externo à universidade.

    Esta semana, os convidados são: Sáskya Gurgel, analista de sistemas e coordenadora da Unidade de Sistemas Comerciais na Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern); Thiago Santos, advogado e pós-graduado em Direito do Trabalho; e Larissa Moura, jornalista e mestranda em Estudos da Mídia pelo PPGEM-UFRN.

    Em cada encontro semanal, de junho a agosto, vamos dialogar, com representantes da sociedade civil e do sistema de justiça, sobre as populações, comunidades, territórios e grupos em situação de vulnerabilidade e hipervulnerabilidade. O foco das discussões são as ameaças à saúde acompanhadas da intensificação das históricas violências aos seus direitos humanos mais básicos, como o direito à vida, à àgua, à alimentação, à educação, à cultura, à acessibilidade, à moradia, à terra, ao trabalho, à liberdade de expressão e à comunicação.

    Portanto, a escolha por realizar os Encontros Dialógicos: Vidas e Vozes que importam surge no bojo do agravamento das violações dos direitos humanos no continente americano. A pandemia expôs, como nunca, a ferida colonial das discriminações e das desigualdades civis, políticas, econômicas, sociais, culturais, ambientais, sexuais e comunicacionais. As temáticas escolhidas visam, de igual maneira, contribuir com a produção de conhecimento crítico sobre uma América marcada pelo sangue dos corpos negros e indígenas, sobre um conceito de humanidade construído a partir da opressão e exploração dos povos periféricos/do sul do mundo; e sobre uma experiência de “comunicação” forjada nos silêncios e invisibilidades impostas.

    O projeto Encontros dialógicos: Vidas e vozes que importam, coordenado pelas professoras e pesquisadoras Aline Lucena e Patrícia Paixão, consiste numa ação de extensão do Departamento de Comunicação Social (Decom), integrada às atividades do Observatório Latino Americano de Comunicação, Mídias e Direitos Humanos (Amaru), do grupo de pesquisa Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura (Ecomsul), do grupo de estudos Epistemologias Subalternas em Comunicação (DesCom) e com participação de estudantes do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM). Essa ação pretende contribuir com o processo de enfrentamento das desigualdades e discriminações recrudescidas no atual cenário da pandemia do Covid-19.

    Para assistir o debate: https://meet.google.com/nez-rdwt-kvd

    Republicado de: https://ufrn.br/imprensa/noticias/38118/mundo-do-trabalhoetema-de-debate-em-projeto-do-decom

    • Publicações4
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações162
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-mundo-do-trabalho-antes-durante-e-pos-pandemia/880091949

    Informações relacionadas

    Sarah Duarte , Advogado
    Artigoshá 7 anos

    A Flexibilização das Leis Trabalhistas: seus limites, riscos e consequências para a sociedade

    Gabriela Senatore, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Direito sindical no Brasil

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)